Como instalar o WordPress manualmente

O WordPress é um sistema de gestão de conteúdo poderosíssimo. Nos últimos anos se tornou líder em gestão de websites, deixando outros grandes sistemas, como o Joomla e Drupal, com uma quantidade de usuários muito menor. Neste artigo abordaremos Como instalar o WordPress manualmente em seu domínio ou diretório, ou seja, sem auxílio do instalador automático da WideHosting, caso que abordaremos em outro artigo.

Como instalar o WordPress manualmente

baixar wordpressO primeiro passo que deve-se tomar é, logicamente, baixar o WordPress. Para isso, vamos acessar o site br.wordpress.org e baixar a versão mais recente – que no momento que este texto foi redigido é a versão 4.5.2

Enviar para pacote de instalação para o servidor

Com o arquivo baixado, vamos enviá-lo para o servidor utilizando o FTP. O programa de FTP que indicamos e utilizamos aqui na WideHosting é o FileZilla – software amplamente utilizado e confiável.

filezilla-programa-de-ftp-recomendado-pela-widehosting

Nos campos host, nome de usuário e senha deve-se colocar os dados da sua conta de hospedagem WideHosting seguindo o padrão abaixo:

  • Host: ftp.seudominio.com.br
  • Usuário: seu_usuario
  • Senha: sua_senha

Tanto o usuário quanto a senha são recebidos no momento da adesão do plano de hospedagem. No nosso caso utilizaremos ftp.widehosting.com.br com nosso usuário e senha.

Após logado, devemos navegar no painel direito até a pasta /public_html e escolher o diretório que o WordPress deve ser instalado. Caso a instalação deva ser feita no domínio principal, não precisa escolher nenhuma nova pasta. No nosso caso vamos instalar no diretório /wordpress para que a instalação fique disponível para o público em https://www.widehosting.com.br/instalacao-wordpress.

No nosso exemplo, baixamos a instalação do WordPress em nossa Área de Trabalho. Logo, navegamos no painel esquerdo, que representa os arquivos locais de sua máquina, até a Área de Trabalho e arrastamos para o painel direito, que representa os arquivos do servidor.

Enviar WordPress para o servidor

Após enviado, aguardamos o carregamento do arquivo completar 100%.

Aguardar o upload do arquivo

Descompactar o pacote enviado para o servidor

Login cPanel HospedagemDepois de enviar o pacote de instalação do WordPress, está na hora de descompactá-lo. E faremos isso pelo painel de hospedagem cPanel. Algumas pessoas podem se perguntar o porquê de não descompactar antes localmente e enviar os arquivos separadamente, ao invés de descompactar no servidor. A resposta é muito simples: leva mais tempo de upload e consome mais recursos de tráfego com o servidor.

Acesse então seu cPanel através do acesso de seu domínio: seudominio.com.br/cpanel – e logue com os dados recebidos na contratação de sua hospedagem.

Já no cPanel, na seção Arquivos, clique em Gerenciador de Arquivos. E, na janela que se abrir, navegue até o diretório que o WordPress foi enviado. No nosso caso: /public_html/instalacao-wordpress. Clique em cima do arquivo com o botão direito e selecione Extract.

Provavelmente o pacote de instalação extraiu em uma nova pasta chamada WordPress. Deve-se mover os arquivos para um diretório acima, diretório este que o WordPress deve ser instalado.

Para seguir com a instalação, deve-se criar um banco de dados no cPanel, que será o local onde o WordPress irá armazenar os seus dados.

Iniciando a Instalação

Agora que já foi enviado os arquivos de instalação para o diretório desejado, basta acessar o domínio com o diretório de instalação e seguir com os passos apresentados. No nosso caso seria o widehosting.com.br/instalacao-wordpress. Acessando, nos deparamos com a tela seguir com o que iremos precisar para seguir com a instalação.

Primeira tela de instalação do WordPress

Conferindo se temos todas as informações, clicamos em Vamos lá! Na tela a seguir, inputamos os dados do nosso banco de dados para que o WordPress faça a conexão. Se você não sabe como conseguir estes dados, clique aqui e aprenda a criar um banco no cPanel.

segunda-tela-de-instalacao-do-wordpress

Aqui vale uma dica: No Prefixo da Tabela, o WordPress vem por padrão wp_, mas sugerimos a mudança para qualquer prefixo diferente por questão de segurança. Neste exemplo, utilizamos wpxyz_.

Se todos os dados inputados estiverem corretos, uma tela de conexão efetuada com sucesso surgirá.conexao com o banco de dados efetuada com sucesso

Clique em Instalar.

terceira-tela-de-instalação-do-wordpress

Estas últimas opções devem ser preenchidas ao seu critério. Título do seu Site, nome de usuário administrador e senha, seu e-mail e a opção de visibilidade nos mecanismos de busca. Depois de preencher todos essas caixas de informação, clique em Instalar WordPress e…

tela-de-sucesso-na-instalacao-do-wordpress

 

Parabéns. Seu WordPress foi instalado com sucesso. Clicando em Fazer login, a instalação te levará para a área de administração do seu WordPress.

Qualquer dúvida, basta deixar nos comentários que responderemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *